Entre as 18h e as 23h30 de hoje (26/9), a fachada do Anexo 1 da Câmara dos Deputados exibirá imagens comemorativas dos 50 anos do Programa Nacional de Imunizações, completados no dia 18 de setembro. A projeção foi solicitada pelo Ministério da Saúde, e faz parte de uma série de ações promovidas pelo órgão para celebrar o marco histórico alcançado pelo programa.
História
Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é um dos mais bem-sucedidos programas de vacinação do mundo. Considerado uma referência pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o PNI eliminou doenças que, no passado, causavam milhares de vítimas no Brasil, como varíola e poliomielite, e ajudou a reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis.
A cada ano, o programa distribui cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. O PNI também é responsável pela definição do Calendário Nacional de Vacinação, que contempla todas as vacinas de rotina – uma diretriz que acompanha os brasileiros desde o primeiro dia de vida.
|