Educação

Câmara aprova auxílio para alunos de baixa renda

Nesta terça-feira (12), a Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que cria um incentivo financeiro para alunos de baixa renda do ensino médio se manterem na escola e concluírem o ensino básico.

A proposta cria o cria um fundo com aporte de até R$ 20 bilhões para cobrir as despesas. Agora a proposta segue para análise do Senado.

O texto prevê o pagamento de dois tipos de auxílio. Contudo, os valores ainda não estão definidos. O primeiro auxílio terá pagamento mensal ao menos por nove meses ao ano. Além disso, a proposta prevê ainda um pagamento anual ao final da conclusão de cada ano letivo, mas o saque, estará disponível após a conclusão de todo o ensino médio.

Regras

Dessa forma, para receber o beneficio, o aluno deverá ter uma frequência escolar de 80% dos dias letivos, devendo aumentar para 85% de presença na sala de aula em até três anos após o início do programa. Com frequência superior aos 75% hoje exigidos para aprovação escolar.

Irão receber o benefício, estudantes regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas, de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÙnico) dos programas do governo federal. A prioridade é  para aqueles alunos de famílias com renda per capita mensal de até R$ 218. O incentivo também poderá ser pago aos estudantes da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas somente se tiverem entre 19 e 24 anos.

Combate à evasão escolar

De acordo com o relator do projeto na Câmara, o deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC), “o aumento de gastos promovido por essa política pública se reverterá em benefícios inequívocos para as políticas educacionais, com redução da evasão escolar e ampliação da escolaridade da população em geral”, argumentou Uczai.

 

Foto: Pixabay

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Share
Published by
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

5 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

8 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

10 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

11 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

11 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

12 horas ago