Cálcio não melhora a densidade óssea, aponta estudo

As análises de dois estudos publicados em “BMJ”, apontam que o cálcio ingerido em alimentos ou tomado como suplemento, tem pouco ou nenhum efeito sobre a densidade óssea ou o risco de fratura em pessoas com mais de 50 anos.

Para chegar a uma conclusão, os estudos foram analisados separadamente. Uma análise se concentrou apenas em 59 estudos clínicos aleatórios controlados sobre o efeito do cálcio na dieta e em suplementos sobre a densidade óssea. A pesquisa contou com 13.790 homens e mulheres na faixa etária dos 50 anos – todos foram avaliados em conjunto.

Resultados apontam que mais cálcio na dieta ou ingerido como suplemento aumentava a densidade óssea entre um e dois por cento – pouco para ter qualquer efeito em fraturas.

Para a outra análise foram aliados os resultados de 55 estudos sobre a ingestão de cálcio e fraturas. No entanto, não foi constatado associação significativa do total do produto tomado com ossos quebrados. Alguns estudos com suplementos apontaram um risco levemente reduzido de fratura vertebral, entretanto, exceto casos de bacia e antebraço.

Para Dr. Mark J. Bolland, principal autor do estudo, também professor associado de medicina da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, não foi encontrado provas de que a ingestão de cálcio esteja associada ao risco de fratura.  Portanto, o autor adverte que caso a pessoa esteja em uma dieta normal, não é necessário se preocupar com a ingestão de cálcio.

*Redação Saúde no Ar

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.