A Caixa e o Banco do Brasil iniciam nesta segunda-feira, 19, o pagamento das cotas do PIS/Pasep. Os pagamentos neste ano têm duas novidades: o saque está liberado para todos os cotistas e não há mais prazo para retirar o dinheiro. As mudanças foram implementadas pela Medida Provisória nº 889/2019, editada pelo governo federal no fim de julho.
Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep
A cota é um saldo remanescente para quem trabalhou formalmente entre 1971 e 4 de outubro de 1988, foi cadastrado no Fundo até essa data e nunca sacou o benefício. A partir deste ano, os recursos do fundo ficarão disponíveis para todos os contribuintes, sem limite de idade.
Para sacar o PIS, é preciso ter Cartão do Cidadão e senha cadastrada. Os saques de até R$ 3 mil podem ser feitos em lotéricas, caixas eletrônicos e no Caixa Aqui. Acima de R$ 3 mil, só é possível retirar o dinheiro em agências da Caixa. Quem tem conta na Caixa recebe o pagamento diretamente.
No caso do Pasep, o depósito vai ser feito para correntistas do Banco do Brasil automaticamente. Quem não tiver conta no BB pode solicitar uma transferência gratuita para a instituição em que é correntista ou procurar uma agência do Banco do Brasil para realizar o saque.