Cãimbras são problemas nos músculos, enquanto as domências ocorrem nos nervos. Os nervos levam as mensagens de sensibilidade para o corpo todo e quando o comprimimos sentimos a dormência. Neste caso, a solução é simples: é só mudar de posição para o nervo parar de ser comprimido.
Quanto às câimbras, são frequentes durante a noite ou em exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado. Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Dormência e formigamento são sensações anormais que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas muitas vezes são sentidas nos dedos, nas mãos, nos pés, nos braços e nas pernas. A dormência é geralmente descrita como a perda de sensibilidade de alguma parte do corpo, sintoma que costuma vir acompanhado de outros, a exemplo do formigamento.
A câimbra e a dormência são os temas do Saúde no Ar desta quarta-feira (04.11), que terá o cirurgião vascular Ronald Fidelis como entrevistado no quadro “Conversando com o especialista”.
O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.
A.V.