Categories: Alimentação

Cafeína pode combate à depressão

Cafeína pode elevar a autoestima e até mesmo combater sinais de depressão, aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Coimbra, em Portugal. A pesquisa foi apresentada na última sexta-feira (10), no 9º Congresso Mundial de Neurociência da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro – IBRO.

Testados em camundongos, a partir dos quais, foi possível identificar no estudo a capacidade do café de inibir os animais que provocam sintomas de depressão. Quatro pesquisadoras brasileiras integraram a pesquisa: Manuella Kaster e Ana Lúcia Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC; Ana Paula Ardais e Lisiane O. Porciúncula, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, segundo o jornal O Globo.

Para o estudo, os ratinhos foram divididos em dois grupos e submetidos a situações negativas e de estresse, como privação de água e exposição a baixas temperaturas. Apenas um dos grupos recebeu doses diárias de cafeína, justamente o que apresentou menos reações às condições.  De acordo com o neurocientista Rodrigo Cunha, também líder do experimento, após os primeiros procedimentos, o passo seguinte foi tentar identificar como a cafeína atuava ao nível molecular para inibir os efeitos da depressão. O especialista ressaltou que a equipe do estudo suspeitava que os receptores A2A para adenosina, que funcionam como uma espécie de sinal de estresse para o organismo, tivessem um papel importante para a doença – confirmando assim a pesquisa. Agora, o grupo de estudo pretende realizar testes semelhantes com humanos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

6 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

7 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

8 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago