Nesta sexta-feira (14), às 19h30, será realizada a 5ª edição do Café Paliativo Integrativo, no Auditório Jorge Figueira, localizado no Hospital Santa Izabel. O evento já foi promovido também pelos hospitais Aliança, Cárdio Pulmonar, Português e São Rafael. Durante a ocasião, a renomada médica Ana Cláudia Arantes irá ministrar palestra relacionada à importância dos cuidados paliativos. Em seguida, haverá um coquetel que marcará o lançamento do livro de sua autoria, intitulado de: “A morte é um dia que vale a pena viver”.
Em linhas gerais, o cuidado paliativo é a área da Medicina que cuida de pessoas com doenças graves e terminais. Sua finalidade é melhorar a qualidade de vida do paciente, aliviando a dor, os sintomas e a ansiedade, além de proporcionar apoio à família do paciente.
De acordo com relatório da OMS, as iniciativas de cuidado paliativo no Brasil avançam, mas ainda são isoladas e restritas. Na Bahia, o Hospital Santa Izabel é um dos pioneiros na assistência paliativa a pacientes.