Nesta quinta-feira (14), o governo federal publicou no Diário Oficial da União (DOU) a prorrogação do prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A extensão de 60 dias inicia a partir da data limite de cada beneficiário, sendo o máximo do prazo encerrado em outubro.
Em Salvador, o recadastramento tem gerado longas filas. Beneficiários se queixam por não conseguir marcar o atendimento nos centros disponibilizados para o procedimento, que seria encerrado nesta sexta-feira, 15. A prefeitura da capital baiana disponibilizou sistema virtual para agendamento do recadastro. Contudo, a população ainda enfrenta dificuldades no agendamento.
Para não perder os benefícios sociais, muitas pessoas procuraram os pontos de atualização do CadÚnico mesmo sem o agendamento. Segundo, o coordenador de cadastramento da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Télio Barroso, mesmo com a prorrogação, o atendimento continuará sendo agendado.
O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ele dá direito também ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, além de outros benefícios.