Portal Saúde no Ar



Butantan recruta voluntários para testes de vacina contra chikungunya

Após os teste com voluntários maiores de 18 anos, apresentaram bons resultados de segurança e soroproteção (98,5%) em adultos e idosos que receberam a dose única. O Instituto Butantan está recrutando voluntários, com idade entre 12 e 17 anos, para testar uma vacina contra a chikungunya.

Desenvolvido pelo centro de pesquisas brasileiro em parceira com a farmacêutica Valneva Áustria Gmb, os testes com o vírus atenuado passam atualmente por ensaios clínicos da fase 3. Os testes tem o objetivo de avaliar a segurança e a capacidade de resposta imune.

Conhecido internacionalmente como VLA1553-321, o imunizante passará por testes em 750 jovens que vivem em nove áreas considerada endêmica: São Paulo (SP), São José do Rio Preto (SP), Belo Horizonte (MG). Bem como, Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE) e Laranjeiras (SE).

O vírus chikungunya transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e pode causar sequelas incapacitantes e até mesmo levar à morte. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Brasil é o país com a maior incidência de casos nas Américas.

Apesar de óbitos por Chikungunya serem considerados mais raros, das 75 mortes notificadas nas Américas em 2022 pelo PLISA, todas ocorreram no Brasil.

Quem pode se inscrever?

Os voluntários precisam da autorização dos responsáveis legais para participarem do estudo. Na sequência, passarão por uma triagem clínica com base no histórico médico; exame físico e testes laboratoriais.

Podem fazer parte do estudo adolescentes que tenham ou não contraído a doença anteriormente. Pessoas que fazem terapias imunossupressoras, gestantes e lactantes não poderão participar desta fase da pesquisa.

Para realizar inscrição é preciso acessar o site da instituição.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe