Bullying repetitivo de um irmão durante a infância pode ocasionar depressão na fase adulta, de acordo com estudo britânico com 7 mil crianças de 12 anos que responderam se já haviam sido vítimas de xingamentos, agressões e calúnias por parte dos irmãos.
O grupo foi acompanhado até os 18 anos, quando foi verificada a saúde mental.
De acordo com Lucy Bowes, da universidade de Oxford, responsável pela pesquisa, apesar de não chegar à conclusão de que o bullying entre irmãos causa depressão, o resultado foi significativo.
Ela acredita que esse tipo de comportamento pode causar um dano a longo prazo.
Durante a pesquisa, a maioria das crianças afirmou não ter sido vítima de bullying. Desse total, aos 18 anos, 6,4% tinha algum tipo de depressão, 9,3% sofria ansiedade e 7,6% já havia se automutilado no ano anterior à pesquisa.
Já as outras 786 crianças afirmaram ter sofrido bullying por seus irmãos várias vezes durante a semana e apresentaram o dobro das taxas das outras crianças. Nesse grupo, 12,3% tinham algum tipo de depressão, 14% haviam se automutilado e 16% diziam sofrer de ansiedade.
De acordo com os dados, as meninas estavam mais propensas a ser vítimas de bullying do que os meninos, sobretudo em famílias onde havia três ou mais crianças.
Ainda segundo a pesquisa, os irmãos mais velhos normalmente eram os culpados pelos episódios de bullying. Em média, as vítimas afirmaram que o bullying entre irmãos tinha começado aos oito anos.
Fonte: Bahia Notícias