Na manhã deste domingo (12), o Itamaraty informou sobre a passagem de um grupo de 32 brasileiros e familiares pelo controle migratório palestino de Gaza e sua entrada no Egito.
Segundo a nota do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, duas pessoas do grupo da lista original, que contava com 34 nomes, desistiram da repatriação.
Ao chegar ao Brasil, as pessoas repatriadas deverão permanecer por duas noites se recuperando em Brasília, em um alojamento da FAB.
Ao todo, a lista inicial inclui os nomes de 24 brasileiros, sete palestinos com residência no país e três familiares que esperavam deixar a Faixa de Gaza desde a nova escalada do conflito em 7 de outubro. (com Sputnik Brasil)
Conforme a entidade, o grupo deverá seguir de ônibus até a cidade de Al-Arish, onde vai embarcar no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
“A participação direta do presidente e do corpo diplomático em negociações com as autoridades israelenses, palestinas e egípcias destaca o comprometimento do Brasil em proteger seus cidadãos em situações de conflito. Além disso, o suporte oferecido durante o período em Gaza como garantir recursos essenciais e alertar sobre a localização do grupo às autoridades israelenses mostra a atuação proativa da diplomacia brasileira em situações de crise”, afirmou o monitor do Observatório de Política Externa e Inserção Internacional do Brasil (Opeb), curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC), Bruno Fabrício da Silva
Apesar do empenho do presidente Lula, os brasileiros demoraram de sair.