Portal Saúde no Ar

 

Brasil se torna centro colaborador da OMS na Classificação Internacional de Doenças

Pela primeira vez o Ministério da Saúde se tornou responsável pelo Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS). O anúncio ocorreu no mês de outubro durante a reunião do Comitê de Classificação Internacional de Doenças (CID).

A decisão está inclusa numa fase de mudanças, quando onde o CID passa por atualização: da versão 10 para a versão 11. Países lusófonos (que utilizam a língua portuguesa) estão em treinamento para adotar o novo sistema.

Como principal mudança na transição da CID-10 para a CID-11 está a digitalização do sistema de classificação. Isso vai modificar, de maneira significativa, a forma como as causas de morte e as doenças associadas são registradas.

O Brasil já contou com o Centro Colaborador da OMS. Entre 1976 e 2016, o Centro Brasileiro de Classificação de Doenças (CBCD) foi Centro Colaborador da organização para Família Internacional de Classificações via convênio entre o Ministério da Saúde, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e a USP. Em 2021, foi criada a Câmara Técnica Assessora para Gestão da Família de Classificações Internacionais (CTA BR-FIC) no âmbito do Ministério da Saúde.

 

Com informações do Ministério da Saúde

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe