Categories: Destaques

Brasil registra caso de febre amarela

Após 73 anos, o Brasil registra a primeira morte por febre amarela urbana. O caso registrado aconteceu no Rio Grande do Norte em julho passado, entretanto, a Secretaria de Saúde de Natal confirmou óbito, mas pediu contraprova. A vítima foi uma auxiliar de enfermagem de 53 anos.

Os exames que comprovaram a morte por febre amarela urbana foram realizados pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará, e confirmados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável pelos vírus zika, dengue e chicungunha. De acordo com o Ministério da Saúde, a febre amarela já estava erradicada no Brasil desde 1942.

De acordo com responsáveis pelo setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, é preciso ampliar a investigação neste caso, pois não há vínculo epidemiológico da febre amarela em Natal. O caso até então tinha sido tratado como óbito por dengue, mas o exame deu negativo para a doença. A família da vítima informou que ela não apresentava sintomas referentes e que não tinha viajado para localidades com situações de risco de transmissão.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) está realizando a investigação do caso em conjunto com o município, pois uma das hipóteses é que o exame tenha dado positivo em virtude do paciente ter sido vacinada contra a febre amarela há décadas passadas.

Um monitoramento semanal do Aedes Aegypti é realizado em Natal através de 500 ‘armadilhas’ espalhadas pela capital para colher ovos do mosquito. Após a coleta, é feita uma análise desses ovos para saber quais vírus estão circulando pela cidade.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Share
Published by
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

1 hora ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

3 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

11 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

12 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

13 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

13 horas ago