Ícone do site

Brasil pode ter 4,2 milhões de casos de dengue em 2024

Mosquitos de Aedes aegypti são vistos no laboratório da Oxitec em Campinas

Projeção do InfoDegue da Fiocruz, que tem colaborado com o trabalho do COE (Centro de Operações de Emergência) revela que o Brasil deve registrar cerca de 4,2 milhões de casos de dengue em 2024. No final de 2023, a secretaria havia afirmado que, no pior cenário da doença, o país poderia chegar a 5 milhões de casos.

De acordo com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, 2023 teve 1,6 milhão de registros prováveis, com a possibilidade de quase 3x mais casos neste ano em relação ao período anterior.

Segundo a pasta, o país já registra um total de 395.103 casos prováveis de dengue, com 53 óbitos confirmados até esta sexta. O Distrito Federal é a unidade da federação com maior coeficiente de incidência de casos de dengue no país.

Devido ao alto volume de casos, o Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 8, a distribuição das vacinas contra dengue. Receberão o primeiro lote, com 712 mil doses, os estados de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão, bem como o Distrito Federal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile