Projeção do InfoDegue da Fiocruz, que tem colaborado com o trabalho do COE (Centro de Operações de Emergência) revela que o Brasil deve registrar cerca de 4,2 milhões de casos de dengue em 2024. No final de 2023, a secretaria havia afirmado que, no pior cenário da doença, o país poderia chegar a 5 milhões de casos.
De acordo com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, 2023 teve 1,6 milhão de registros prováveis, com a possibilidade de quase 3x mais casos neste ano em relação ao período anterior.
Segundo a pasta, o país já registra um total de 395.103 casos prováveis de dengue, com 53 óbitos confirmados até esta sexta. O Distrito Federal é a unidade da federação com maior coeficiente de incidência de casos de dengue no país.
Devido ao alto volume de casos, o Ministério da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 8, a distribuição das vacinas contra dengue. Receberão o primeiro lote, com 712 mil doses, os estados de Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão, bem como o Distrito Federal.