Categories: Notícias

Brasil não participou de uma importante reunião internacional da OMS

Nesta sexta- feira (24/04) a Organização Mundial da Saúde, (OMS) realiza uma reunião internacional para criar uma  nova aliança internacional. O objetivo é de acelerar a produção e distribuição dos tratamentos da covid 19. A OMS, pretende garantir a vacina em tempo recorde. o Brasil que sempre teve tradição nesses encontros internacionais de saúde, não vai participar. Isso é consequência da saída do ministro Mandetta. Serão investidos no  fundo  mais de R$ 45 bilhões.

Ao abrir o evento, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, afirmou que o mundo não pode cometer o risco de repetir erros do passado de não garantir a distribuição de uma vacina, uma vez que esteja no mercado. “Não podemos deixar isso ocorrer de novo”, disse. O encontro ainda contou com as grandes empresas farmacêuticas do mundo.

O encontro coordenado pela cúpula da OMS está sendo liderado por Emmanuel Macron, presidente da França, com a participação de Bill Gates e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Num gesto claro,  o presidente da França, Macron,  indicou que espera que a iniciativa “reconcilie os americanos e chineses”, hoje em disputa aberta. A chanceler alemã, Angela Merkel,  destacou o “papel de liderança da OMS”. “Só vamos ter êxito se agirmos juntos”, disse. Ela prometeu colocar investimentos para produzir uma vacina e garantiu que o produto será um bem comum para a humanidade. Mas indicou que o mundo precisa de mais recursos para ampliar a eventual produção.

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, pediu que tratamento e vacinas cheguem a todos os lados e indicou que combater o vírus “vai exigir maior investimento maior da história” na saúde. “Estamos combatendo a luta de nossas vidas”, declarou o português, pedindo que política seja colocada de lado.

 

Colabore com o Saúde no ar para continuarmos com o nosso propósito, saiba como.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

2 horas ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

4 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

12 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

13 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

14 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

14 horas ago