Segundo a plataforma Our World in Data, tecnologia vinculada à Universidade de Oxford, o Brasil é o terceiro país no mundo que mais aplica doses de reforço na sua população.
Apenas a China e os Estados Unidos, superam o Brasil. Nesta quarta-feira (16) o Ministério da Saúde informou que 60,5 milhões de doses de reforçoforam aplicadas, o que corresponde a 39,78% da população acima de 18 anos, público-alvo desta etapa da campanha.
Encomendada pelo MS, em parceria com a Universidade de Oxford, pesquisas revelaram um aumento significativo na imunidade de pessoas que tomaram uma terceira dose
Entre o público maior que 60 anos, mais de 67% tomou a dose de reforço contra a Covid-19. Já entre os idosos com idade de 70 a 74 anos, a cobertura vacinal é de cerca de 75%. “É importante que todos tomem a dose de reforço, pois esta etapa da campanha aumenta consideravelmente a proteção contra a Covid-19. O Governo Federal adquiriu doses suficientes e o Ministério da Saúde distribuiu a todos os estados e ao Distrito Federal. Não faltou vacina”, contou o ministro Marcelo Queiroga.
Graças a vacinação a situação epidemiológica no País mostra tendência de queda de 40% na média móvel de casos e de 35% na média móvel de óbitos, em comparação com os últimos 14 dias. Atualmente, 91% da população acima de 12 anos tomou a primeira dose da vacina, 84,6% desse mesmo público completou o esquema vacinal.