PORTAL SAÚDE NO AR

Brasil é o 2º país a alcançar as medidas de combate do tabaco da OMS

Na última nesta sexta-feira (26/7), no Rio de Janeiro, foi divulgado um Relatório da OMS sobre a Epidemia Mundial do Tabaco,e coloca o Brasil como referência internacional no combate ao tabagismo.

Entre os 171 países que aderiram às medidas globais da OMS, apenas o Brasil se juntou à Turquia, como as duas únicas nações do mundo a implementarem ações governamentais de sucesso.

O país alcançou o mais alto nível das seis medidas MPOWER* de controle do tabaco.

Mensagens impactantes nas embalagens com o número do SUS, proibição no ano 2000, de publicidade nos meios de comunicações e em eventos culturais e esportivos, inclusão das imagens de alerta em 30% da parte frontal da embalagem e em 100% da parte de trás, proibição do ato de fumar em locais fechados, públicos e privados foram algumas das medidas.

“Queremos ser primeiro mundo em saúde pública e na luta antitabagista. Queremos ser o primeiro país do mundo livre de tabaco. E isso depende de nós. Esse trabalho é muito focalizado no Ministério da Saúde, mas é feito pelos três poderes”, afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante o lançamento do relatório. Ele citou como exemplo o envolvimento de órgãos como a Receita Federal e os Ministério da Justiça, do Planejamento e da Economia, sem os quais as ações governamentais de sucesso não teriam êxito, ressaltou o ministro da Saúde,Henrique  Mandetta.

Além das medidas citadas, a população conta, desde 2001, com um serviço telefônico nacional para tirar dúvidas, cujo número (Disque Saúde 136) deve estar obrigatoriamente estampado no rótulo frontal de todos os maços de cigarros.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.