O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante discurso na sessão plenária da 72ª Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Genebra na Suíça, afirmou que “aleitamento materno e a garantia de acesso ao leite humano é fundamental e eficaz para a redução da mortalidade infantil no mundo”.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 4,6 milhões de crianças morrem durante o primeiro ano de vida.
Mandeta defendeu o fortalecimento do cuidado à saúde da criança, com ênfase na primeira infância.
“Reitero a necessidade do fortalecimento da Atenção Primária como pilar dos nossos sistemas”, declarou Mandetta ao se referir ao compromisso do Brasil com a Declaração de Astana sobre Atenção Primária à Saúde. O acompanhamento de gestantes e crianças até os três anos de idade ocorre principalmente na Atenção Primária, onde é possível resolver até 80% dos problemas de saúde da população.
Em agosto deste ano, o Grupo Econômico BRICS (Brasil, Rússia, índia, China e África do Sul) vai promover no Brasil um workshop que tem como objetivo debater o acesso ao leite humano nas políticas nacionais.