Brahma Kumaris comemora 30 anos de atividades na Bahia

“Escolha a calma por você, pelo outro e pelo mundo”  é um dos principais lemas da  Brahma Kumaris, organização  que completa 30 anos de Bahia neste domingo(28.06), com uma comemoração aberta, às 18 h,  no seu centro nos Barris.

As atividades em Salvador tiveram início em 1985 baseadas  na filosofia do grupo, que  reconhece a bondade intrínseca de todas as pessoas, e cada indivíduo como parte da família mundial.  A organização prega o  crescimento espiritual e a transformação pessoal, pois acredita que só dessa forma o mundo poderá transformar-se. Por conta disso, acredita que as coisas do espírito devem ser acessíveis a todos e  tem como suas palavras chaves amor, tolerância , perdão paciência, gentileza, cooperação, compaixão, flexibilidade, humor,humildade, respeito e confiança.

Na sua programação,  constam palestras,um curso introdutório de meditação Raja Yoga, vivências de meditação, workshops e oficinas variadas para todas as idades, onde é ensinado um método prático de meditação que ajuda cada um a compreender e a expressar sua força e valores interiores.A organização realiza também atividades externas em parceria com organizações públicas, privadas e a sociedade civil, proporcionando aos seus colaboradores práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, através de espaços para relaxamento, reflexões e apreciação dos valores humanos.

A Brahma possui três retiros espirituais no Brasil localizados em Serra do Cipó, MG, Serra Negra em São Paulo e em Vilas do Atlântico, na Bahia.  Em Salvador, possui um programa diário, transmitido de segunda a quinta-feira, das 12 às 13 horas no Portal Saúde no Ar, via Web e através da Rádio Excelsior (AM .840). O programa de cada dia é repetido das 18 às 19 horas e das 23 às 24 horas.

História

No início, a Organização se chamava “Om Mandali” e era composta por poucos homens, mulheres e crianças que viviam em Hyderabad – Sindh (como várias colônias indianas, pertencente ao Paquistão) .Depois que um membro rico e respeitado da comunidade, s teve uma série de visões em 1936, esses pioneiros espirituais foram inspirados a transformarem suas vidas.

As visões de Dada Lekhraj revelaram um conjunto de conhecimentos acerca da natureza da alma, de Deus e do tempo – conceitos esses tão simples em sua expressão, mas tão profundos em seu significado que despertaram um reconhecimento profundo naqueles com os quais essas visões foram compartilhadas.

Alguns anos depois do estabelecimento de “Om Mandali”, a organização foi transferida de Hyderabad para Karachi. Por quatorze anos, até dois anos depois da separação entre a Índia e o Paquistão, o grupo fundador estava composto 400 pessoas que viviam como uma comunidade autosuficiente e devotavam seu tempo para estudo espiritual, meditação e autotransformação intensos.

Em 1950, essa comunidade mudou-se para Monte Abu, um local calmo, conhecido por sua herança ancestral e por muitos considerada uma destinação sagrada em sua busca da capacitação espiritual. Situada no alto das Montanhas do Aravali, no Rajastão, a Sede proporciona um ambiente ideal para reflexão e contemplação. Após poucos anos utilizando um prédio alugado, a comunidade mudou-se para o local em que até hoje permanece como a Sede Mundial da Organização: Madhuban, que significa “Floresta de Mel”.

Em 1952, Brahma Baba, nome pelo qual Dada Lekhraj passou a ser conhecido, ciente das cicatrizes devastadoras que o processo de independência e partilha da Índia deixaram nas vidas das pessoas – sentiu que era o momento de compartilhar com o restante do país o conhecimento que havia recebido. Assim, ele enviou algumas jovens integrantes para Bombaim e Delhi com a tarefa de estabelecer centros de estudo onde o Raja Yoga pudesse ser ensinado. Hoje em dia, há poucas cidades na Índia em que não haja um centro de estudo Brahma Kumaris (BK).

A partir dos anos 50, a organização progrediu a saltos e a galope. Em 1971, centros permanentes foram estabelecidos no Reino Unido e em Hong Kong que desencadearam uma expansão mundial e um crescimento consistente e progressivo, tanto geograficamente como em número de integrantes.

Atualmente, a Brahma Kumaris está presente em 100 países, onde milhares de estudantes freqüentam seus centros de meditação. A própria Madhuban serve como o núcleo destes centros e tornou-se o Complexo de Madhuban que inclui outros dois campi: a Academia para um Mundo Melhor, também conhecida como Gyan Sarovar (Lago do Conhecimento) localizada mais adiante na montanha, e Shantivan(Floresta de Paz), localizada no sopé da montanha.

No total os três campi atraem anualmente mais de 2,5 milhões de pessoas (entre estudantes e visitantes) de todas as etnias e religiões. Brahma Baba faleceu em 1969, aos 93 anos de idade. A Torre da Paz, localizada no Campus de Madhuban, é um tributo ao espírito infalível desse ser humano extraordinário que atingiu a grandeza ao aceitar o desafio das verdades profundas da vida.

Bahia – O endereço da sua sede, em Salvador, onde ocorrerá a comemoração é Rua Rockfeller 80, Barris. Mais informações pelo telefone 3328 0863. E pelo site www.brahmakumaris.org.br.

 

A.V.

 

 

 

 

.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.