Portal Saúde no Ar



Boneco ultra tecnológico ajuda a testar tratamentos de radioterapia

O tratamento de radioterapia, envolve o processo de aplicação de feixe de radiação diretamente no tumor para atingi-lo; e dessa forma destruí-lo. Contudo, existe uma inumeros cálculos para chegar à posição ideal do feixe de radiação e atingir exatamente o local desejado. 

Para avaliar qual melhor local de aplicação é realizadas auditorias por instituições competentes. Nesse caso, mais importante que observar o modelo da máquina é ver se a clínica entrega a dose exata prescrita pelo médico. Assim, um exemplo é o Instituto de Radioterapia São Francisco (IRSF) que passou por auditoria de qualidade e excelência do planejamento e tratamento de Radioterapia por Intensidade Modulada (IMRT) de cabeça e pescoço, com enfoque nos processos da Física Médica. 

Boneco paciente

Realizada por MD Anderson, um dos mais respeitados centros de ensino e pesquisa em oncologia no mundo, pertencente à Universidade do Texas/EUA.

De acordo com o físico médico do IRSF, Arnie Nolasco; para o teste a instituição envia um simulador de paciente (boneco que imita um paciente real) para a clínica. Esse “paciente” acaba submetido a todo o processo interno da clínica, passando por todas as etapas regularmente, conforme os protocolos atuais. O simulador é tratado como se fosse um paciente típico e posteriormente devolvido ao MD Anderson para a avaliação dos resultados.

Em resposta a avaliação, o relatório publicado pelo MD Anderson destacou que o instituto alcançou todos os critérios de acurácia estabelecidos pelo IRSF.

Câncer de cabeça e pescoço

A Radioterapia por Intensidade Modulada (IMRT) analisada pelo MD Anderson, é um dos principais tratamentos indicados para cânceres de cabeça e pescoço (que inclui orofaringe, laringe, cavidade oral, hipofaringe e nasofaringe). A incidência de câncer da cavidade oral, por exemplo, é de 15 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: De acordo com relatório esgotos de 4 capitais apresentam elevadas concentrações do novo coronavírus
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.