O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) formalizou adesão à Rede Brasil do Pacto Global; iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para a promoção de dez princípios nas áreas de meio ambiente; bem como direitos humanos, trabalho e anticorrupção e para o envolvimento das empresas no avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dessa forma, com a medida, o Banco passa a fazer parte de um grupo de mais de 16 mil membros no mundo (entre empresas, entidades governamentais e agências oficiais e multilaterais de 160 países). Assim, comprometem-se com práticas nesses quatro campos e em comunicar para a sociedade os esforços nesse sentido. Assumem o compromisso, por exemplo, de informar anualmente o impacto de suas ações em cada uma das áreas temáticas e nos ODS.
“A adesão do BNDES à Rede Brasil do Pacto Global demonstra o quanto entidades públicas e privadas do País estão maduras e comprometidas com assuntos urgentes e imprescindíveis. Ao trabalharmos conjuntamente poderemos encontrar caminhos, de maneira assertiva, para acelerar esses temas”, destaca Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.
As iniciativas conjuntas se dividem em sete plataformas de ação: ODS, água, agro sustentável, clima, direitos humanos, combate à corrupção e comunicação e engajamento.
De acordo com o banco, antes mesmo de formalizar a participação na iniciativa já havia implementado o compromisso da instituição com os princípios do Pacto Global. Além disso, é possível acompanhar em cada estado brasileiro, o impacto econômico das ações do Banco a cada ODS.