Categories: Notícias

Benefícios da meditação na saúde

Quais são os benefícios de saúde de meditação?

Meditação tem sido muito utilizado para induzir o relaxamento calma e física. Mas a investigação sobre seus usos potenciais para o tratamento de problemas médicos “ainda está em seus estágios iniciais”, e projetando ensaios pode ser um desafio, disse Richard J. Davidson, um neurocientista que fundou o Centro de Investigação de Mentes Saudáveis no Centro Waisman, na Universidade de Wisconsin-Madison. “Portanto, não é surpreendente a literatura científica está cheia de resultados mistos neste momento no tempo.”

Notícias relacionadas

Meditação pode reforçar o sistema imunológico

Palácio da Aclamação sedia meditação

Alguns estudos têm sugerido a meditação pode ajudar a reduzir a pressão arterial em adultos jovens em risco de hipertensão arterial, aliviar a ansiedade e reforçar a qualidade de vida em pacientes com câncer, e r educe a incidência, gravidade e duração das doenças respiratórias agudas como a gripe. A revisão de 2010 da pesquisa relatou que a meditação e outras terapias mente-corpo pode ajudar a aliviar alguns sintomas da menopausa comuns, como ondas de calor.

A meditação tem sido estudada para muitas condições, mas os estudos estão repletos de inconsistências, e os benefícios encontrados são muitas vezes modesto. Um estudo controlado randomizado de 75 mulheres com síndrome do intestino irritável, por exemplo, relatou que a meditação mindfulness, o tipo mais bem estudado da meditação, reduziu a gravidade dos sintomas. Mas um 2013 revisão da literatura concluiu que a formação não refrear a ansiedade ou depressão para pacientes IBS e que as melhorias na qualidade de vida e dor eram pequenos.

Em seu site, os Institutos Nacionais de Saúde do National Center for Complementar e Integrativa Saúde alertou que não havia provas suficientes para tirar conclusões sobre o uso da meditação mindfulness para aliviar a dor, parar de fumar ou gestão de atenção e hiperatividade. Ele disse que só havia “evidência moderada” que a meditação mindfulness aliviou ansiedade e depressão.

Os estudos de laboratório descobriram que meditação mudanças produzidas nos circuitos do cérebro envolvidas na regulação da emoção, Dr. Davidson disse, e pode reduzir marcadores de inflamação e estresse hormônios como o cortisol.

Ele observou que havia muitos tipos de meditação e que a pesquisa mostrou que os efeitos variavam fortemente entre os indivíduos, acrescentando: “Isto não é um one-size-fits-all”.

Fonte: The News York Times

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
João Neto

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

12 horas ago