Bebidas diet aumentam risco de depressão

O consumo de bebidas açucaradas ou diet aumentam o risco depressão, assim como o hábito de tomar café puro apresenta um risco suavemente mais baixo de desenvolver a doença, aponta um estudo norte-americano.

Coordenado por Honglei Chen, dos Institutos Nacionais de Saúde, dos EUA, no período de 1995 a 1996, a pesquisa contou com 263.925 pessoas, na faixa etária entre 50 e 71 anos. Serviram como parâmetro para o estudo, o consumo de bebidas como chá, refrigerante, café e suco de fruta adoçado pelos participantes.

Após dez anos aproximadamente, pesquisadores detectaram através dos relatos que os participantes tinham sido diagnosticados com depressão a partir do ano 2000. Um total de 11.311 diagnósticos da doença foram relatados.

Resultados apontam que as pessoas que bebiam mais de quatro latas ou copos de refrigerante por dia tiveram 30% mais risco de ter depressão em relação a quem não tinha o hábito de consumir a bebida. No entanto, aqueles que costumavam beber quatro latas de suco de fruta adoçado por dia tiveram 38% mais probabilidade de ter depressão que os que não consumia esse tipo de bebida.

Pesquisadores afirmam que o risco foi maior para quem consumia refrigerantes, sucos e chás diet. Ainda de acordo com a pesquisa, pessoas que bebem quatro xícaras de café diariamente têm 10% menos propensão à doença em relação a quem não consome a bebida.

Diminuir a quantidade ou cortar as bebidas açucaradas ou diet do cardápio, ou ainda substitui-las por café sem açúcar, pode ajudar a reduzir o risco de depressão, enfatiza Chen

Apesar da descoberta, mais pesquisas serão necessárias para confirmar esses resultados, entretanto o especialista alerta que as pessoas com depressão devem continuar a tomar medicamentos prescritos por seus médicos.

Os resultados da pesquisa foram apresentados na 65ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em março desse ano.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.