Categories: Dicas de Saúde

Bebês aprendem mais antes de tirar uma soneca

Pesquisadores da Universidade de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, acreditam que o sono seja muito mais importante nos primeiros anos de vida do que em outras idades. Após pesquisas com 261 bebês de até um ano descobriram que eles não conseguiam recordar novas tarefas se não tirassem uma longa soneca pouco depois do novo aprendizado.

 Os resultados foram publicados em Proceedings of the National Academy of Sciences e a equipe de pesquisadores, da Universidade de Sheffield, sugere que o melhor momento para aprender parece ser pouco antes de dormir. Eles também enfatizam a importância de ler histórias antes de as crianças dormirem.

As pessoas passam a maior parte de seu tempo dormindo enquanto bebês, em comparação com outros anos da vida. Apesar disso, os pesquisadores de Sheffield e da Ruhr University Bochum, na Alemanha, dizem que “pouco se sabe” a respeito do papel desempenhado pelo sono no primeiro ano de vida do bebê.

Os cientistas ensinaram novas tarefas (na forma de brincadeiras com fantoches) a bebês de 6 a 12 meses de idade. Metade dos bebês dormiu até quatro horas depois do aprendizado, enquanto os demais não dormiram ou tiraram sonecas curtas, de menos de 30 minutos. No dia seguinte, os bebês foram estimulados a repetir o que haviam aprendido.

A  reportagem publicada em Proceedings of the National Academy of Sciences, mostraram que o ato de “dormir”  foi vital para que os bebês lembrassem o que aprendeu. Em média, uma tarefa e meia puderam ser repetidas após uma longa soneca.Em comparação, eles não conseguiam repetir nenhuma tarefa se não tivessem dormido o bastante.

A especialista Jane Herbert, do departamento de psicologia da Universidade de Sheffield,  disse a BBC que “os que dormiram após aprender conseguiram assimilar bem; os que não dormiram não aprenderam nada”. Ela disse que presumia-se que bebês bem despertos conseguiam aprender melhor. No entanto, “talvez os eventos ocorridos pouco antes do sono sejam os mais importantes”. As descobertas mostraram também o “quão valioso” é ler livros com as crianças antes de elas dormirem.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

6 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago