Portal Saúde no Ar

 

Beber muito em poucas horas prejudica a imunidade

Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostra que beber grandes quantidades de álcool em pouco tempo prejudica o sistema imunológico. Uma experiência foi realizada com adultos jovens, algumas horas depois de beber quatro ou cinco doses de vodca. Como resultado, o  sistema imunológico dos jovens estava menos ativo em comparação com o período anterior à bebedeira.

Outros estudos também comprovam que beber muito aumenta o risco de quedas, fraturas, queimaduras, ferimentos à bala e acidentes de carro. De acordo com as pesquisas, cerca de um terço dos pacientes hospitalizados devido a traumas apresentam algum teor de álcool no sangue.

De acordo com os autores do estudo, liderados por Majid Afshar, o consumo excessivo de álcool, além de aumentar o risco de lesões, prejudica a capacidade do organismo de se recuperar delas. Os autores ainda explicam que com o consumo excessivo de álcool, a perda de sangue aumenta, as feridas demoram mais para cicatrizar e os pacientes são mais propensos a pegar pneumonia e infecções hospitalares.

Para o estudo, foi utilizado o “binge drinking” ou “beber pesado episódico” – uma bebida comum nos Estados Unidos consumida por adultos no fim de semana. A análise contou com dois grupos, sendo um com oito mulheres e outros sete homens com idade média de 27 anos. Todos os participantes consumiram a bebida o suficiente para definir um episódio de “binge drinkinkg”.  Eles tiveram amostras de sangue coletadas em 20 minutos, duas horas e cinco horas após o pico de intoxicação por álcool.

Segundo Afshar, nos primeiros 20 minutos após o nível máximo de intoxicação, os voluntários apresentaram aumento da atividade do sistema imunológico – uma reação do organismo à bebida. Entre duas e cinco horas depois, no entanto, o efeito foi justamente o contrário: a imunidade diminuiu. Os resultados foram publicados na revista científica Alcohol.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.