PORTAL SAÚDE NO AR

Bebê de dois meses morre de covid-19 na Bahia; família questiona diagnóstico

Segundo a Secretaria  Municipal de Saúde da cidade de  Ipiaú, Uma bebê de dois meses morreu,  vítima do novo coronavírus.

Na noite da internação, ela passou por um teste rápido para identificar se estava contaminada pelo vírus. O resultado da primeira testagem, disse a avó, que acompanhou a neta e a filha no hospital, deu negativo. Na manhã seguinte, a bebê sofreu uma parada cardiorrespiratória — que também é associada a complicações provocadas pelo vírus — e não resistiu.

Estado perguntou à Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) por qual motivo a bebê passou por uma nova testagem, mas a pasta informou que não detalha “informações de pacientes internados, mesmo aqueles que já receberam alta ou foram ao óbito”.

A morte aconteceu na manhã da última quinta-feira, 30, mas o resultado positivo para a doença só foi comunicado à família nesta segunda, 4. Os parentes mais próximos negam que a menina tenha morrido de covid-19, embora quatro deles tenham testado positivo para a doença. (mas o resultado deu positivo).

Isso ocorre com frequência. No momento do falecimento, se não tem um teste de covid conclusivo, no atestado de óbito não vai constar covid 19. O resultado do teste, foi divulgado 04 dias após o falecimento.

“Está todo mundo junto, por que só deu positivo de quatro pessoas e das outras não?”, questionou a matriarca, uma das diagnosticadas com coronavírus na última segunda, junto aos pais da bebê e um dos filhos. Todos passaram por testes rápidos, depois da confirmação da doença da caçula, mas dizem não ter sintomas e afirmam que cumprem o isolamento.

Em menos de uma semana, foi o segundo bebê morto por covid-19 na Bahia. Na madrugada do último domingo, 3, um bebê de quatro meses, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital privado da capital baiana, também morreu vítima da doença.

Ela tinha histórico de toxoplasmose congênita — infecção transmitida pela mãe e associada a contato com fezes de gato e outros felinos, a partir da ingestão de água e alimentos, por exemplo — e anemia.

Informações do Estadão.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.