Iniciado a cerca de um mês, as negociações de dividas do Banco do Brasil (BB) via Whatsapp refinanciou R$ 7 milhões. Atualmente já foram cerca de 800 acordos com pessoas físicas firmados exclusivamente com o uso do sistema de inteligência artificial. De acordo com o banco o objetivo é encerrar o ano com R$ 100 milhões em débitos renegociados pela plataforma.
Além disso, segundo o BB, atendimentos e transações pelo WhatsApp aumentaram durante a pandemia, que ocasionou restrições de mobilidade e redução do horário de funcionamento das agências. Nos últimos quatro meses, a instituição atendeu a quase 5 milhões de pessoas pelo aplicativo, movimentação recorde na plataforma.
Como Funciona
O assistente virtual está disponível na API do WhatsApp Business, versão do aplicativo destinada a contas comerciais. A ferramenta permite a renegociação de dívidas de até R$ 1 milhão. Caso o cliente se enquadre no público-alvo, o sistema oferecerá três opções para solução do débito. A ferramenta permite ainda cancelar acordo realizado, emitir segunda via de boleto de renegociação e liquidar acordos de forma antecipada.
Para usar a funcionalidade, o cliente deve acessar o WhatsApp do BB, pelo número (61) 4004-0001. Ele pode iniciar uma conversa com o assistente virtual ou enviar o texto #renegocie, escrito com hashtag. O assistente virtual identifica as ofertas de renegociação disponíveis e oferece as opções ao cliente. O boleto é enviado pelo próprio WhatsApp. Ainda assim, para fazer uso da ferramenta, o dispositivo móvel do cliente deve estar liberado para transações pelo WhatsApp.
Veja também: Divergência: Eficácia da cloroquina, verdade ou mentira