Barba é tão suja quanto vaso sanitário, diz pesquisa

Consideradas para uns, sinônimos de beleza. Já para outros, modismo.  Grandes e medias, cheias ou ralas, as projetadas barbas que esteticamente podem enfeitar a face de alguns homens, também podem ser prejudiciais à saúde de outras pessoas. De acordo com um pesquisador mexicano John Golobic, os pelos podem estar cheios de bactérias encontradas nas fezes. Segundo o microbiologista, o número de bactérias fecais encontradas na barba pode ser maior que as que estão no vaso sanitário. As informações são do site Brobible.

Ainda segundo o microbiologista, o resultado da pesquisa o surpreendeu.  O cientista também ressaltou que em algumas barbas apresentaram bactérias normais do ambiente, mas boa parte delas tinha bactérias das fezes. Ele enfatizou ainda que se essa quantidade fosse encontrada na água, ela seria proibida de circular até que passasse por um processo de limpeza.

De acordo com Golobic, os níveis não são altos a ponto de causar doenças, mas “a situação é preocupante, já que é possível comparar a quantidade de bactérias com um banheiro”. O microbiologista ainda afirma que boa parte das bactérias que chega à barba vem do contato com as mãos. “É de extrema importância que os homens não fiquem passando a mão na barba, pois isso pode trazer bactérias para o rosto, ou tirar bactérias do rosto e leva-las para outro lugar”, explica.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.