Com a ausência de doadores; o banco de sangue entra em estado grave. A queda no estoque, chegou a 35%. Desse modo, caso não haja uma grande mobilização nas doações, esse número tende a se acentuar ainda mais.
De acordo com a líder captadora do Banco de Sangue de Salvador, Érica de Souza, para sair do estado de colapso, são necessárias 80 doações diárias para atender com equilíbrio às demandas dos pacientes internados nos hospitais em tratamentos clínicos. Contudo, essa meta não vem sendo atingida nos últimos dias.
Além disso, segundo Érica, a instituição atende a seis hospitais privados de Salvador e com o não comparecimento dos doadores; a procura tem sido ainda maior: “Ao passo que enfrentamos essa baixa em nossos estoques, o número de atendimentos aumentou consideravelmente em razão da retomada da vida social, do retorno de cirurgias eletivas, além dos pacientes que prosseguem em tratamentos de Covid, anemias, câncer, dentre outros procedimentos”.
Com o intuito de facilitar a mobilização emergencial, a unidade disponibiliza transporte gratuito, com táxis para uma a quatro pessoas e vans para grupos de 12 que desejam realizar as doações. Para solicitar o transporte, o doador deve entrar em contato pelo tel. (71) 99718-8708.
Unidade São Rafael ampliou o horário de atendimento
O Banco de Sangue de Salvador, Unidade Hospital São Rafael, estendeu o seu horário de atendimento, passando a funcionar também aos domingos e feriados. Seu horário de atendimento amplo, feito diariamente das 7h às 18h, permite aos profissionais que têm um horário de trabalho mais restrito, e às pessoas em geral, organizarem suas agendas de forma que possam encaixar com mais conforto suas doações de sangue. O endereço é Avenida São Rafael, 2152.
Na Unidade Aliança, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h, na Av. Juracy Magalhães Júnior, 2096.