Baleia Azul muda de cor e levanta autoestima de crianças e adolescentes

baleia-rosa-1-990x520

Por Henri Marie

As notícias de suicídio de crianças e adolescentes, supostamente incentivados por um game chamado “Baleia Azul”, trouxe medo e preocupação, principalmente para os pais. Afinal, é difícil acreditar que um jogo tenha como desafio maior, tirar a própria vida.

Certo é, que o jogo macabro trouxe alertas importantes para as famílias, para que monitorem mais o uso da internet e, sobretudo, conversem com os filhos, num clima de abertura e acolhimento. Não só as famílias, mas as escolas também precisam discutir o assunto e incluir no currículo dos alunos o uso responsável e seguro da internet.

Além do susto, muita gente não entendeu o porquê da associação do jogo ao mamífero. A explicação é cientifica, e afirma que quando dois ou mais animais (sem ser mãe e filhote) encalham juntos, acontece o chamado encalhe em massa. Eles só ocorrem em espécies que vivem em bando, como golfinhos e baleias piloto. Nesses casos, o animal líder se desorienta ou fica doente e leva todo o grupo com ele. Antigamente, quando não se sabia que havia esse líder, dizia-se que a baleia ‘cometia suicídio’ – o animal era levado ao alto mar e acabava voltando à praia. Hoje, se sabe que elas voltam chamadas por ele.  

Com essa explicação, fica claro que as baleias não têm a intenção de tirar a própria vida, apenas podem dar o azar de estar na companhia de uma baleia doente e desorientada. Sendo assim, não parece justo que o maior animal do planeta continue levando a fama de suicida e sendo associado a notícias de morte de crianças e adolescentes.

Por esse motivo, um designer e uma publicitária do estado de São Paulo, vieram na contramão das más notícias,começando por mudar a cor da baleia de azul para rosa. O site proposto pela dupla, que prefere se manter no anonimato, pretende mudar o rumo dessa história, e, ao contrário da “Baleia Azul”, propõe a valorização da vida e dos momentos positivos.

Para passar de fase, o participante, por exemplo, deve se olhar no espelho e dizer que é lindo e postar uma foto usando uma roupa que gosta muito. Outra coisa, aqui é proibido tirar a própria vida, pois é importante estar bem vivo para vibrar com a última tarefa, proposta pelos idealizadores do game, que é salvar uma vida fazendo uma doação a alguma instituição de caridade, idônea.

Então, topa trocar  a cor da baleia e jogar o jogo da vida?

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.