Ícone do site

Bahia melhora desempenho da série histórica do IDEB

Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Apesar das dificuldades enfrentadas com o ensino durante a pandemia de covid-19, dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC) o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) chegou 102% para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio.

Atualmente, a Bahia ocupa o 9º lugar no ranking nacional. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 2,6 para 4,5, demonstrando crescimento de 73% no período. Dessa forma, no que se refere ao rendimento estudantil no Ensino Médio, a rede estadual de ensino alcançou o melhor índice da série histórica. Passando de 2,7, em 2005, para 3,5, em 2021. A Bahia ultrapassou 10 estados e está agora na 15ª posição, empatada com o estado de Minas Gerais.

Contudo, pesquisa realizada através do Instituto Datafolha com pais e responsáveis por estudantes de escolas públicas brasileiras revela que 94% das unidades de ensino oferecem algum tipo de ação para enfrentar os desafios resultantes da pandemia de covid-19.

Contudo, apenas 39% dos alunos têm possibilidade de participar de aulas de reforço e 40% recebem apoio psicológico. O estudo Educação na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias foi feito a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ouviu, em maio, 1.308 pais ou responsáveis por 1.869 estudantes.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile