Em Live O governador Rui Costa (PT); anunciou que irá desapropriar o prédio da antiga Telebahia; na região do Cabula, para criar um complexo educacional. De acordo com o governador, o espaço irá oferecer atividades esportivas, culturais e de ensino.
“Eu passei esses dias no Cabula e vi ali uma área enorme, onde funcionava a antiga Telebahia e hoje funciona a Oi. São 87 mil metros quadrados, se não me engano, eu passei ali e vi os prédios desativados. Mandei verificar a regularidade dos registros cartoriais e documentos daquela área. (…) Eu resolvi fazer um processo de desapropriação daquela área inteira para fazer um complexo educacional para adultos e, se o município topar a parceria, nós vamos fazer um complexo infantil também”, informou o governador.
De acordo com Rui Costa; o Estado vai desapropriar a área; para dar lugar a um grande complexo de serviço público, esportivo, de formação profissional; bem como de escolas profissionalizantes.
Recuperação de escolas
Além disso, o governador anunciou também a recuperação e construção de escolas e equipamento esportivos na capital e interior. Investimentos da ordem de R$ 103 milhões. A licitação; de acordo com Rui, terá publicação esta semana, no Diário Oficial do Estado (DOE).
20 escolas, distribuídas entre sete municípios; serão beneficiadas pelas requalificações prometidas pelo governador, sendo nove em Salvador. Em Alagoinhas, serão beneficiados os colégios Modelo Luis Eduardo Magalhães; bem como Estadual São Francisco e o Colégio da Polícia Militar – CPM Professor Carlos Rosa
Ainda assim, em Salvador; de acordo com informações do governo do estado; receberão benefícios os colégios estaduais Thales de Azevedo, Evaristo da Veiga, de Praia Grande, Edvaldo Brandão Correia Pinto de Aguiar; bem como José Augusto Tourinho Dantas, Governador Roberto Santos, Ana Bernardes, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão de Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito; juntamente com; o Centro Educacional Carneiro Ribeiro.
Ampliações
Além disso, cinco colégios estaduais serão ampliados em cinco municípios; com investimentos da ordem de R$ 23 milhões. Em Ituberá, o Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu será reestruturado. O Colégio Estadual Manoel José de Andrade, em Planaltina, e o Colégio Estadual Maria Xavier, em Presidente Tancredo Neves, também serão contemplados com obras de requalificação.
Dessa forma, no município de Cocos, o Colégio Estadual será beneficiado com ampliações. Contudo; em Carinhanha, o Colégio Estadual Coronel João Duque vai receber cobertura de quadra, auditório, vestiário e adequações na cozinha.