O estado da Bahia registrou o primeiro caso de gripe aviária. A ave infectada foi encontrada em Caravelas, município da Bahia, e se trata de uma Trinta-réis-real (Thalasseus maximus).
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou cinco novos casos de influenza aviária altamente patogênica (IAAP, vírus H5N1), em aves silvestres no Brasil. Com esses registros, o país totaliza 30 casos. Até o momento, não há confirmação de infecções em humanos no Brasil.
Além disso, a pasta informou que estão em andamento outras seis investigações, com coleta de amostras, mas ainda não há resultados laboratoriais conclusivos.
Segundo o site criado pelo Mapa para o acompanhamento de focos do vírus, pode descartar a suspeita da doença com base na avaliação clínico-epidemiológica realizada pelo médico veterinário oficial. Dessa forma, encerra-se a investigação sem a necessidade de coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.
Assim, o governo federal assegura que o Brasil permanece livre de influenza aviária em sua criação comercial e mantém o status de país livre dessa doença reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal. Isso permite a exportação segura de produtos avícolas para consumo.