O Programa Mais Médicos teve a apresentação do edital para prefeitos e secretários de saúde de 120 cidades da Bahia eleitas para a nova fase do projeto, nesta quarta-feira (21), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
O representante do Ministério da Saúde (MS), Jerzey Timóteo Ribeiro dos Santos, divulgou o cronograma do edital que consta no cadastro de médicos brasileiros, brasileiros graduados no exterior e estrangeiros, além dos períodos de adesão que as cidades devem respeitar. O cronograma completo está disponibilizado no site www.maismedicos.gov.br.
Jerzey ressaltou que, além do crescimento de pessoas atendidas, o plano tem como objetivo o aumento das oportunidades de vagas para graduação e residência, com o intuito de tornar o sistema da atenção básica com a educação continuada do profissional mais forte. Com isso, aproximadamente 90% dos médicos inscritos farão residência em Medicina e Comunidade.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que esteve no evento, destacou a importância do programa que autoriza capilarizar a saúde para os municípios mais longes. Ele acrescentou também que irá avançar no projeto e outro que atendam à população que mais necessita.
A secretária de Saúde de Santo Amaro, Andréa Rocha, cidade que recebe profissional do Mais Médicos, conta que por causa do resultado positivo do Programa no município, que é possível se eleger para a nova fase, o foco é pedir mais dois médico para trabalharem. Ela fala que antes tinha dificuldade de fixar um médico nos postos de saúde onde trabalha. Mas essa história modificou e verifica-se uma melhora na qualidade de saúde na comunidade.