Bahia recebe primeiro lote com vacinas da Pfizer

Chegou na Bahia, na tarde desta terça-feira (04) a primeira remessa de vacinas da Pfizer contra covid-19. O imunizante produzido pela farmacêutica norte-americana, juntamente com a alemã BioNTech.

De acordo com determinação do Ministério da Saúde, a remessa de vacinas da Pfizer estrá disponível em Salvador. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas acompanhou a chegada do imunizante e comentou a determinação do Governo Federal.

“Fizemos um planejamento para termos capacidade de armazenar em todas as nove macrorregiões do estado as vacinas de RNA”. Disse o secretário.

Além disso, Vilas Boas destacou que a decisão não significará acréscimo na distribuição do total de doses para a capital. Dessa forma, segundo ele,  “Os 417 municípios baianos continuarão a receber equitativamente as vacinas, tendo como referência a quantidade de pessoas de cada público-alvo nas localidades”, afirma Fábio Vilas-Boas.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, a vacina da Pfizer é a que possui maior eficácia protetora hoje no mundo. “Uma vacina que, por um lado, protege mais, pois até com uma única dose ela já garante 80% de proteção. Mas é uma vacina que não pode ser utilizada em pessoas com alergias muito fortes, de modo geral as pessoas chamadas atópicas, que têm alergia a medicamentos, a frutos do mar, alergias múltiplas e reações severas alérgicas”.

O secretário também destacou que a previsão do Ministério da Saúde é “já a partir do próximo mês de junho, um quantitativo maior de doseschegue ao o país.

 

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também:  Home office compromete saúde mental do trabalhador

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.