A população de Feira de Santana, no centro norte baiano, recebeu o segundo acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).O acelerador, que é utilizado no tratamento de vários tipos de câncer, possibilitará aumentar o número de atendimentos por mês em 74 municípios da região. A estrutura do novo aparelho foi entregue sábado (13), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, no Hospital Dom Pedro de Alcântara.
A Bahia possui oito hospitais que oferecem tratamento de radioterapia: Hospital Dom Pedro de Alcântara/Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana; Hospital Calixto Midlej Filho; Hospital São Rafael/Fundação Monte Tabor; Hospital Aristidez Maltez/Liga Baiana Contra o Câncer; Hospital Santa Isabel/Santa Casa de Misericórdia da Bahia; Hospital Santo Antônio/ Obras Sociais Irmã Dulce; Hospital Geral de Vitória da Conquista; Serviços de Assistência Médica de Urgência S.A (SAMUR).
Após a inauguração em Feira de Santana estão programadas as entregas de outros 78 equipamentos em 23 estados do país. Ao todo, cerca de R$ 500 milhões foram investidos para a aquisição de 80 aceleradores lineares, além da realização de projetos e obras. O primeiro aparelho, em funcionamento, foi entregue no Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), em Campina Grande (PB).