Bahia realiza primeiro transplante cardíaco após dois anos

Após dois anos sem realização de transplante de coração  na Bahia. O primeiro procedimento ocorreu nesta quinta-feira (5), em um paciente de 49 anos, natural da cidade de São Felipe. O procedimento aconteceu no Hospital Ana Nery, em Salvador.

O transplante pôde acontecer após a doação realizada por familiares de um paciente de 29 anos, vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE). O doador estava internado no Hospital Cleriston Andrade, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador.

Para o transporte do órgão doado, a equipe do Hospital Clériston Andrade contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Onde realizou a escolta da ambulância que levava o coração até o Hospital Ana Nery, em Salvador, onde o transplante pode ser realizado em tempo hábil.

“A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi um sucesso, a paciente passa muito bem”, explicou o médico Filinto Marques, membro da equipe do Ana Nery.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana comemorou a retomada do transplante cardíaco em solo baiano. De acordo com ela, “hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Através de uma família que se dispôs a doar, conseguimos salvar uma vida. Estamos muito felizes com a retomada do transplante cardíaco e com a possibilidade de garantir a realização do procedimento no próprio estado. Esse é o Sistema Único de Saúde que trabalhamos diariamente para construir”, disse.

Contudo, apesar da pausa de dois anos do procedimento na Bahia, os pacientes continuaram recebendo assistência e tendo o procedimento assegurado através do Tratamento Fora do Domicílio, o TFD.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe