Referência em pediatria, Hospital Martagão Gesteira, em Salvador firmou uma parceria de aperfeiçoamento técnico com o Hospital Sírio-Libanês e passa a fazer cirurgia de transplante de fígado em crianças.
Profissionais das duas instituições trabalharão em conjunto e realizarão os primeiros transplantes no estado. A tutoria do Sírio-Libanês abrangerá as áreas clínicas, anestesiologia e enfermagem, além dos próprios procedimentos cirúrgicos que serão realizados em conjunto pelas equipes dos dois hospitais.
“Como gestor poderia falar apenas do ponto de vista financeiro, mas o que mais importa é o ganho social para a criança e toda a família, que estará perto do tratamento”, declarou, Fábio Vilas Boas, secretário de Saúde do Estado. Segundo Fábio, atualmente cerca de 170 crianças aguardam por um fígado na Bahia e têm que se deslocar para outros estados para serem transplantadas.
Na Bahia, no primeiro semestre desse ano, foram contabilizadas 78 doações múltiplos órgãos e 317 doações de córneas, possibilitando a realização de 26 transplantes de fígado, 168 de rins e 385 de córnea