Ícone do site

Bahia: lei proíbe que condenados por racismo assumam cargos públicos

woman raised her hand for dissuade, campaign stop violence against women. African American woman raised her hand for dissuade with copy space

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, sancionou a Lei Estadual 14.631/2023 onde proíbe que pessoas que tenham sido condenados por crimes de racismo na Bahia assumam cargos públicos no estado.

A proposta, apresentada pela deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia em agosto deste ano, de forma unânime. O texto leva em conta os crimes estabelecidos pela Lei Federal 7.716/1989, conhecida como Lei Antirracismo. Também abrange o crime de injúria racial, tipificado no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal.

Dessa forma, com a nova lei, pessoas enquadradas em um destes dispositivos e condenadas em decisão judicial transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado não poderão ser nomeados para cargos, empregos e funções públicas, em toda a administração direta e indireta do estado da Bahia. Contudo, a proibição vale até o completo cumprimento da pena.

 

 

Foto: Freepik

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile