Bahia já negocia aquisição de doses da vacina russa Sputinik V

Na ultima, quarta-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou a exigência da fase três dos testes no Brasil; para aprovação emergencial de imunizantes contra a covid-19.  Dessa forma, a medida acontece por conta da liberação da vacina russa Sputnik V, que possui um acordo para ser produzida em larga escala no país a partir da farmacêutica União Química; contudo, possuía o entrave burocrático do órgão.

Além disso, a decisão a agência pode abrir caminho para o pedido de uso emergencial da vacina Covaxin, formulada pela farmacêutica indiana Bharat Biotech. De acordo com a Anvisa, a farmacêutica discute a autorização do estudo e poderá mudar a estratégia regulatória para solicitar o uso da vacina que desenvolve.

De acordo com a Secretária de Saúde do Estado da Bahia, o estado já tem um contrato de prioridade para recebimento de até 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, que apresentou índice de eficácia superior a 90% segundo os testes realizados.

Dessa forma, o Governo da Bahia já está desenvolvendo um contrato de aquisição de doses do imunizante russo para uso emergencial no estado. Além disso, segundo o secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas, “saindo o registro, na semana seguinte nós já teremos a vacina aqui na Bahia”.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Vacinação Covid 19: O que você precisa saber?

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.