Na manhã desta quinta-feira (20), o governador Rui Costa (PT) anunciou, que irá reduzir; pela segunda vez em menos de duas semanas, o número máximo de pessoas em eventos no estado. A iniciativa acontece em resposta ao avanço da variante Ômicron na Bahia.
De acordo com Rui, a lotação permitida será de 1.500 pessoas. O novo decreto terá publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 21, e substitui o atual, que permitia, até então, 3 mil pessoas.
“Hoje eu assino (o decreto) reduzindo o limite máximo de público em eventos de 3 mil para 1500 pessoas”, disse o governador. “Vai continuar o critério de 50% de lotação do espaço. A regra é o seguinte, pode até 50%, isso permanece, mas o limite máximo será de1500 pessoas nesses eventos”, destacou.
Além disso, segundo o governador a medida visa “diminuir a propagação do vírus’”. “O avanço dessa nova variante (Ômicron) acontece em uma velocidade impressionante. A velocidade de contaminação dessa variante é muito superior à variante anterior (Delta). Muito pelo contrário, está acontecendo (a propagação da variante Ômicron) de forma muito exponencial; com inclinação muito alta, a curva tá subindo quase que verticalmente”, alertou.
O governador ainda solicitou apoio da imprensa para informar a população a respeito da nova variante; “Ontem nós ultrapassamos 100% do número de internados desde o início do mês de dezembro. Então, vou reforçar o que eu tenho dito. É fato que essa nova variante mata um pouco menos que a outra, ela interna menos que a outra; mas chamo a imprensa para ter extremo cuidado na publicação de notícias, porque pode induzir as pessoas terem uma leitura errônea; como se essa variante não matasse as pessoas, e as mortes continuam e voltaram a crescer no Brasil”, disse.
Contudo, mesmo com a redução de publico em eventos, o órgão que fiscaliza o SUS no estado, O Conselho Estadual de Saúde (CES-BA) emitiu nota nesta quinta-feira, cobrando medidas mais duras do governo estadual para o controle da pandemia e do surto de síndromes gripais no estado.
Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA