Notícias

Bahia apresenta excelente oportunidade para expandir mineração legalizada

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.portaldamineracao.com.br/ibram), Flávio Penido, afirmou hoje (5/2) que a Bahia apresenta “excelentes oportunidades” para expandir a atividade minerária legalizada em seu território e, assim, impulsionar ainda mais seu desenvolvimento socioeconômico. Ele participou da abertura do evento “CBPM e IBRAM Convidam”, que promove debates com integrantes do setor mineral. A organização é fruto da parceria do IBRAM com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral.

Penido disse que a expansão da mineração da Bahia já está ocorrendo. “A Bahia é o 4º maior estado produtor de minérios. Cerca de 180 municípios têm atividade mineral regular e legal e geram emprego, distribuição de renda e recolhem impostos e encargos. Um dos encargos é o royalty recolhido pela exploração mineral, chamado CFEM. Em 2019 os municípios baianos recolheram R$ 58 milhões em CFEM”, disse.

O presidente do IBRAM informou que novos projetos e a expansão de empreendimentos minerários estão sendo implantados. “Há projetos relacionados a muitos minérios, como cobre, vanádio, minério de ferro, cobre, zinco, níquel, fosfato, calcário e até urânio. O estado demonstra pujança no setor de mineração”, afirmou.

Flávio Penido fez questão de reforçar que as mineradoras estão tomando providências para aperfeiçoar a segurança operacional de seus empreendimentos, inclusive, a segurança ocupacional, que envolve trabalhadores e prestadores de serviços. Além disso, as mineradoras buscam maior aproximação com as comunidades nos municípios onde a atividade é desenvolvida e junto a sociedade em geral.

“Buscamos com esta aproximação estreitar nosso relacionamento e demonstrar à sociedade em geral que a mineração deve ser vista como solução para gerar benefícios socioeconômicos aos brasileiros. A população dos municípios onde a mineração ocorre já sente isso de perto, como na geração de empregos. Na Bahia, o setor gera 187 mil empregos diretos e indiretos e isso é muito positivo e vemos que o estado pode estimular a mineração para gerar ainda mais benefícios”, disse.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Ezequiel Oliveira

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

3 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

6 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

7 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

8 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

9 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

9 horas ago