Bacilos de antraz são extraviados nos EUA

 Bacilos ativos de carbúnculo ou antraz (doença infecciosa aguda provocada pela bactéria Bacillus anthracis,)  teriam sido enviados por engano a 18 laboratórios americanos, conforme informações do Pentágono e dos centros  americanos de Controle e Prevenção das Doenças (CDC). As amostras são originárias de um centro militar de Dugway, no estado americano de Utah, e a contaminação foi descoberta no último dia 22 de maio. A notícia foi publicada no Jornal francês Le Monde do dia 29 de maio.

Até o momento, apenas um laboratório em Maryland detectou a presença dos bacilos, mas os outros 17 laboratórios, um dos quais fica  na Base Militar d’ Osan, na Coréia do Sul, receberam amostras provenientes do mesmo lote. Eles foram enviados de volta para o CDC de Atlanta para serem analisados, declarou um porta-voz do órgão. Os laboratórios terão que esperar mais  cinco dias, para saber com certeza se as amostras contém ou não bacilos vivos.

Por precaução, quatro funcionários de laboratórios situados nos estados do   Texas, Wisconsin e Delaware estão sendo tratados com antibióticos. O Pentágono informou que 22 pessoas, entre militares e civis, estão sendo tratados preventivamente na Base Aérea de  Osan. O antraz não é contagioso e é pouco provável que se espalhe de pessoa para pessoa. A infecção se dá quase sempre por exposição a esporos, e não à forma ativa.

Mais informações pelo site: http://www.lemonde.fr/sante/article/2015/05/29/dix-huit-laboratoires-americains-pourraient-avoir-recu-de-l-anthrax-par-erreur_4643139_1651302.html#AEtTJv6dE48BJ52q.99.

Aurora Vasconcelos

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.