De acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); o novo auxílio emergencial deverá ser de R$ 250 mensais pagos em quatro meses, como uma das ações para minimizar os prejuízos causados pela pandemia da Covid-19.
Além disso, o parlamentar disse que a leitura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial, que inclui o pagamento, deverá acontecer nesta terça-feira, 2; bem como a votação no Senado ocorrerá na quarta-feira, 3. De acordo com Lira, o benefício começa a ser pago neste mês de março e se estende até junho. A PEC é a grande aposta do Governo Federal para destravar um novo auxílio emergencial e, no mesmo pacote, cortar gastos públicos.
O texto estava na pauta da última quinta-feira, 25; contudo, não ocorreu. A proposta é extensa, tem pontos controversos, como o fim do piso de gastos com saúde e educação, e ainda precisa passar pela Câmara. Lira disse que o assunto foi um dos tratados em encontro com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e alguns de seus ministros neste domingo, 28.
Veja também: Estudo revela que reversão dos polos magnéticos pode ser catastrófica