Notícias

Auxílio Brasil: Consignado terá taxa de juros maior que a do INSS

De acordo com o divulgado pelo Governo Federal nesta terça-feira (27), o empréstimo consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil terá taxa de juros maior que o cobrado de aposentados do INSS. O crédito terá número máximo de parcelas será 24 mensais, com teto de juros de 3,5% ao mês.

Assim, o beneficiário do auxílio pagará até R$ 528 mais que o aposentado do INSS devido à taxa de juro maior; segundo simulação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). Para realizar a simulação considera o limite maxímo que pode ficar comprometido com o pagamento das parcelas do empréstimo, de 40% do valor-base do Auxílio Brasil, ou seja, 40% de R$ 400.

Contudo, não haverá cobrança de Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e quaisquer outras taxas administrativas. Dessa forma, uma vez autorizada a transação, a instituição financeira terá dois dias úteis, contados da confirmação, para creditar a quantia emprestada.

Desse modo, o dinheiro emprestado deverá estar dispónivel exclusivamente na conta bancária onde é feito o pagamento do benefício.

O governo havia tentado liberação do empréstimo antes do primeiro turno das eleições, marcado para este domingo; contudo, segundo técnicos do Ministério da Cidadania admitem que a modalidade de crédito só deverá começar a ser ofertada pelas instituições financeiras na primeira quinzena de outubro, devido a questões operacionais.

De acordo com o anunciado, para realizar a transação, o interessado deverá apresentar à instituição financeira: Documento de identidade e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Cadastro de Pessoa Física (CPF); Bem como autorização de consignação assinada e questionário de orientações de educação financeira.

Na apresentação da proposta, os bancos devem informar ao beneficiário: valor total com e sem juros, taxas efetivas mensal e anual de juros, valor, número e periodicidade das prestações, soma total a pagar com o empréstimo pessoal, datas do início e do fim do desconto, entre outros.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

7 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

8 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

9 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

22 horas ago