Buscar quais são as necessidades do corpo e da mente, melhorar o estilo de vida cultivando hábitos saudáveis, manter uma alimentação equilibrada e, consequentemente, controlar os fatores de risco que levam a doenças é, indubitavelmente, qualidade de vida, e isso se chama autocuidado.
Dos males que podem interromper esse ciclo de cuidado, um dos mais importantes é o stress. Além de sofrer as consequências, muitas pessoas podem sequer saber que estão perdendo qualidade de vida. Dores de cabeça, esquecimento, batimentos cardíacos acelerados, mau humor, choros sem motivo, vontade de sumir, músculos doridos ou mãos frias e úmidas podem ser alguns sintomas. Mas é possível diminuir os efeitos do stress tomando algumas medidas específicas.
Confira também:
Direitos de um cliente quanto a sua integridade
Por conseguinte, é preciso, primeiramente, planejar o dia ao acordar. Cada pessoa tem um rendimento melhor ao realizar tarefas em determinados horários. Dessa forma, acordar mais cedo é essencial para que a medida tenha maior efeito. Além disso, nesse planejamento, é necessário definir prioridades, pois o tempo é um bem precioso e que nenhuma moeda no mundo tem o poder de compra, afinal todos têm as mesmas 24 horas de um dia. Algumas coisas deverão ser deixadas de lado para que outras, de maior importância, possam ser feitas.
Criar um bom ambiente no trabalho, na qual boa parte do tempo é dedicada, é de fulcral importância para que as energias positivas possam ser ativadas. Cordialidade, simpatia e bom senso são os principais passos. Ainda nas atividades laborais, a rotina não pode girar fixamente em torno do trabalho. Os problemas que surgem durante esse período devem ficar restritos e serem resolvidos apenas nesse período, salvo exceções. Ademais, relaxar e presentear a si mesmo com uma boa leitura, por exemplo, são capazes de criar uma leve amnésia quanto às preocupações que não devem ser levadas para casa.
Por fim, utilizar o tempo livre para realizar uma atividade criativa aumenta a capacidade de combinar conhecimentos adquiridos durante a vida para a formação de novas ideias. Para isso é preciso ter repertório do saber. Uma vida social ativa é a oportunidade de trocar dados de variados temas e aumentar o tão importante repertório e, consequentemente, nem lembrar que o stress existe.
Lembre-se: prevenir é o ato pelo qual se procura evitar que algo aconteça.
Redação Saúde no Ar*
(M.M)