A secretária da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, lamentou a inflação “muito alta” nos últimos 12 meses. O índice embasa o reajuste do IPTU anualmente – o que, como de praxe, acontecerá novamente neste ano -.
Victer escreveu ontem (05/01) no Twitter. “O nosso IPTU será reajustado pela inflação dos últimos 12 meses, mesmo critério dos últimos 7 anos. Infelizmente a inflação no último período foi muito alta e os custos dos serviços e insumos também seguem esse aumento”.
Os carnês, reajustados, devem chegar em fevereiro. “Não podemos comprometer a qualidade das políticas públicas”, completou a secretária, em publicação no Twitter.
A Lei n° 9.601, de 29/09/2021, definiu que os reajustes não poderão ser superiores à variação anual do índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA,
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada, até novembro, foi de 10,74%. Os contribuintes devem ficar atentos para não pagar aumento do IPTU acima de 10,74% em compaaração ao IPTU do ano anterior.
A Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) vai ter um aumento ainda maior salgado: 50%.