Com o novo aumento do diesel e da gasolina, que em alguns postos chegam a custar até R$7,20; o valor pode afetar no aumento da tarifa dos ônibus coletivos de Salvador, em março do ano que vem.
Já no seu 11º aumento em 2021 as alterações constantes no valor da gasolina tem gerado transtorno para os motoristas.
De acordo com o secretário de Mobilidade de Salvador, Fabrizzio Müller admitiu que o aumento do diesel, combustível usado pelos ônibus de Salvador, deve influenciar no cálculo do reajuste anual da tarifa em Salvador. Até março do ano que vem, o valor cobrado segue sendo de R$ 4,40.
“Isso é um item contratual que a gente não pode fugir. Anualmente são revisados alguns índices, entre eles o valor do diesel, que acaba impactando na tarifa. Mas isso com certeza só a partir de março do ano que vem. São 12 meses após o último reajuste, isso é contratual, a gente não pode evitar, nem postergar e nem antecipar”, explicou Fabrizzio Müller.
“Na verdade é uma forma paramétrica de vários índices, não é só o diesel por exemplo. Mas a gente sabe que o aumento do diesel tem impacto importante nessa forma”, acrescentou o secretário.