Prefeitos de diversas cidades brasileiras voltarem a obrigar ou recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, devido o aumento dos casos.
Cidades do interior dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, como Londrina (PR), Maringá (PR), São Bernardo do Campo (SP), Poços de Caldas (MG) e Canoas (RS) e também na capital do Paraná em Curitiba.
A maioria dos municípios emitiu decretos que obrigam ou recomendam o uso apenas em escolas; outros incluíram, também, estabelecimentos de saúde, transporte escolar ou público e restaurantes.
“Na realidade, a gente nunca abandonou as máscaras – as máscaras deixaram de ser obrigatórias, mas existe uma recomendação, em todos os locais, e a gente nunca deixou de recomendar as máscaras para a população mais frágil”, ressalta Alberto Chebabo, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia.
A vacinação está estagnada. Muita gente não tomou a terceira ou quarta dose. Sem completar o ciclo vacinal as pessoas ficam com maior tendência a se contaminar.