Aumentam os casos de meningite na Bahia- Salvador lidera

schedule
2023-09-14 | 21:21h
update
2023-09-14 | 21:30h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Aumentam os casos de meningite na Bahia- Salvador lidera

Casos de meningite registrados na Bahia, de janeiro a 2 de setembro deste ano, revelam aumento de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.   A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o índice está dentro do esperado, mas deve servir de atenção para incentivar a vacinação.

Salvador é o município que apresenta maior número de casos no estado (96), seguido por Vitória da Conquista (20) e Feira de Santana (9). Também ocorreram sete casos em Lauro de Freitas, seis em Simões Filho e cinco em Mata de São João.

Só neste ano, até o dia 2 de setembro, foram notificados 628 casos na Bahia. Os dados são da Sesab, e ainda apontam 50 óbitos, apresentando 17% de letalidade.

Dos 294 confirmados neste ano, 129 casos por meningites foram bactérias, 61 casos foram meningites virais, 16 casos por outra etiologia, pode ser fungo, pode ser trauma, e ainda tem 88 casos não especificados”, explica Vânia Rebouças, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que as doenças pneumocócicas são responsáveis por 15% de todas as mortes de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Elas também são consideradas a maior causa de mortalidade infantil por uma doença prevenível por vacinas e, somente na América Latina e Caribe, causam até 28 mil mortes infantis por ano. Além da pneumonia, a bactéria causa meningites, otites, sinusites, bronquites e laringites

A meningite é uma doença que causa inflamação nas meninges e é endêmica, ou seja, está circulando em nosso território e pode ser causada por vários agentes etiológicos como vírus, bactérias, fungos, mas também outros tipos de agentes que não sejam infecciosos, como um trauma.

“As meningites bacterianas se caracterizam com casos mais graves. Não significa que as meningites virais não podem agravar, mas na maioria dos casos, as meningites bacterianas têm relevância epidemiológica por conta da alta letalidade”, explica a coordenadora do programa.

“É importante que os municípios fiquem atentos, pois é uma doença de notificação obrigatória. No caso de suspeita de uma meningite provocada, por exemplo, pela Neisseria meningitidis, a gente tem que fazer a quimioprofilaxia dos contactantes, ou seja, fazer a medicação, um antibiótico, dos contatos do caso de meningite”, disse a coordenadora Vânia Rebouças.

VACINAS

A proteção dos recém-nascidos contra os pneumococos começa aos 2 meses, com a primeira dose da vacina pneumocócica 10-valente, que recebe esse nome por prevenir contra dez tipos de pneumococo. O esquema de vacinação continua aos 4 meses, com a segunda dose, e, aos 12 meses, há uma dose de reforço.

Consideradas parte do grupo mais vulnerável, as crianças de povos indígenas devem receber, a partir dos 5 anos, a vacina pneumocócica 23-valente, para idosos acima de 60 anos de idade e pacientes imunodeprimidos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 06:24:48
Uso de dados e cookies: